Sushi e vinho é sim uma combinação de sucesso

Sushi e vinho é sim uma combinação de sucesso

Por: Haitatsu Sushi

Por Acontece Mais 10/06/2021 - Atualizado em 10/06/2021

Tradicionalmente, a culinária japonesa nunca foi associada a harmonizações com vinhos. Mas como em diversas gastronomias a combinação entre bebida e comida nunca apresenta uma resposta precisa que estabeleça uma regra definitiva, a relação entre o vinho e a culinária nipônica, se conduzida com um pouquinho de imaginação, pode revelar ótimas surpresas.


É sabido que a diversidade dos temperos e molhos utilizados pelos japoneses pode dificultar na harmonização com o vinho: shoyu, vinagre de arroz, wasabi, gengibre, saquê, missô, etc, são ingredientes que têm de fato sabores característicos que causam medo na hora da combinação. Na maior parte das vezes, a utilização de elementos muito leves como peixes e vegetais, também pode acrescentar uma dúvida a mais no momento de decidir qual vinho tomar.

De modo geral, os vinhos brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para acompanhar o Sushi, normalmente de preparo detalhista e sabores delicados. A dica principal é: quanto mais leve for a comida, mais leve deve ser o vinho, pois os sabores da comida devem ser acentuados, e não sobrepostos pela bebida; fazer esta adequação é essencial para a harmonização.


O importante é não ter preconceito e se divertir experimentando novas combinações e descobrindo novos sabores. Você verá que o vinho tem muito a ver com o Sushi, e harmonizá-los pode se tornar uma experiência maravilhosa!

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.