Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas, do Blog viajante Maduro, parte aos 73 anos, deixando um legado de inspiração e presença
Garibaldi se despede nesta semana de uma de suas figuras mais queridas e inspiradoras. Faleceu na tarde da sexta-feira, 30 de maio, aos 73 anos, o advogado Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas. Ele estava internado há mais de quatro meses na Santa Casa de Porto Alegre, enfrentando as complicações de uma fibrose pulmonar. Morador […]
Por admin 31/05/2025 - Atualizado em 31/05/2025
Garibaldi se despede nesta semana de uma de suas figuras mais queridas e inspiradoras. Faleceu na tarde da sexta-feira, 30 de maio, aos 73 anos, o advogado Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas. Ele estava internado há mais de quatro meses na Santa Casa de Porto Alegre, enfrentando as complicações de uma fibrose pulmonar.
Morador de Garibaldi, Rômulo dividia a vida — e as paixões — com a esposa, a turismóloga Ivane Fávero. Juntos, criaram o blog Viajante Maduro, um espaço voltado ao público mais maduro, com dicas de turismo, experiências culturais e roteiros que valorizavam o prazer de viver bem em qualquer fase da vida.
Desde o diagnóstico da fibrose pulmonar, em 2024, o casal transformou o blog em um diário de coragem, afeto e resistência. A espera por um transplante de pulmão — única esperança de cura — mobilizou uma rede de apoio que acompanhava, virtualmente, cada etapa da jornada de Rômulo.
O pulmão compatível chegou no início deste ano, e o transplante foi realizado com sucesso. A partir dali, Ivane passou também a se tornar uma importante incentivadora da doação de órgãos. Mesmo com os desafios do pós-operatório, a esperança permanecia presente. Durante semanas, amigos e seguidores acompanhavam sinais de evolução no quadro de Rômulo. Porém, nas últimas semanas, surgiram complicações no fígado, que agravaram o estado de saúde. Na tarde de sexta-feira, Rômulo não resistiu.
Segundo a família, ele faleceu serenamente, às 15h, no mesmo horário em que nasceu, cercado de amor, nos braços de sua esposa e ao lado dos filhos.
O velório será realizado neste domingo, 1º de junho, no Memorial Caravaggio, em Garibaldi, das 9h às 16h, com celebração religiosa marcada para as 15h. A cerimônia foi marcada para permitir a chegada das filhas e netas que vivem no exterior, além de amigos e familiares que desejam prestar as últimas homenagens. A cremação ocorrerá na segunda-feira, em uma cerimônia íntima.
No perfil do blog, a mensagem deixada pela família emocionou seguidores:
Rômulo de Jesus Dieguez de Freitas
11/04/1952 – ✦ 30/05/2025
Nasceu e faleceu às 15h.
Nosso herói. Nosso amor. Nossa eterna gratidão.
Hoje ele partiu em paz, cercado de amor — após uma longa e corajosa travessia.
Agradecemos a cada um que orou, vibrou luz, enviou carinho e esteve conosco neste caminho.
Foram 4 meses de luta e muito amor. Se transformaram em luz.
Sigamos em oração, com o coração aberto, celebrando a vida e o legado de quem tanto nos ensinou sobre coragem, amor e presença.
Rômulo deixa um exemplo de resiliência, afeto e propósito. Um homem que, mesmo nos momentos mais difíceis, escolheu compartilhar esperança.