Por que a Lua Cheia de Agosto é chamada de ‘Superlua Azul’
Mais lidas

Por que a Lua Cheia de Agosto é chamada de ‘Superlua Azul’

Até a madrugada de quarta-feira (21/8), uma “superlua cheia” estará brilhando intensamente no céu. O fenômeno atinge seu auge nesta segunda-feira (19/8) às 15h26 (horário de Brasília), quando a Lua ficará cheia, mas só será visível ao pôr do sol. Entre os entusiastas da astronomia, circula a ideia de que essa lua também pode ser […]

Por admin 21/08/2024 - Atualizado em 20/08/2024

Até a madrugada de quarta-feira (21/8), uma “superlua cheia” estará brilhando intensamente no céu. O fenômeno atinge seu auge nesta segunda-feira (19/8) às 15h26 (horário de Brasília), quando a Lua ficará cheia, mas só será visível ao pôr do sol.

Entre os entusiastas da astronomia, circula a ideia de que essa lua também pode ser chamada de “Lua azul”, embora o termo seja mais cultural do que científico, conforme explica Naelton Araújo, astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Entendendo o que é uma ‘superlua’

Essa Lua cheia é especial porque também é uma “superlua”. Isso acontece quando a Lua cheia coincide com o momento em que a Lua está mais próxima da Terra em sua órbita, o perigeu. Como a órbita da Lua não é perfeitamente circular, essa proximidade faz com que ela pareça ligeiramente maior e mais brilhante no céu noturno.

Este evento marca a primeira de quatro superluas previstas para este ano, com as próximas ocorrendo em setembro, outubro e novembro. O termo “superlua” foi introduzido pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, para descrever uma lua cheia ou nova que ocorre quando a Lua está a 90% ou menos de sua máxima aproximação da Terra.

O conceito de ‘Lua azul’

Apesar de ser chamada de “Lua azul”, isso não tem a ver com a cor que veremos. Em termos gerais, essa denominação se refere a uma Lua cheia “extra” que ocorre em um mês. Como o ciclo lunar dura 29,5 dias, às vezes temos duas Luas cheias no mesmo mês, sendo a segunda chamada de Lua azul.

Entretanto, essa “Lua azul” de agosto é definida de forma diferente. No Reino Unido, onde essa nomenclatura é mais tradicional, uma “Lua azul” ocorre quando há quatro Luas cheias em uma estação, sendo a terceira chamada de “azul”.

O termo “once in a blue moon” (em português, “uma vez na Lua azul”) tem origem na raridade desse fenômeno. De fato, é raro que a Lua adquira uma tonalidade azulada, e isso só aconteceria se houvesse partículas específicas na atmosfera, como as provenientes de incêndios florestais.

Nesta segunda-feira, em algumas cidades brasileiras como Porto Velho, Manaus e Porto Alegre, a Lua pode aparecer alaranjada devido à fumaça dos incêndios na Amazônia e no Pantanal. No Reino Unido, um fenômeno similar foi observado recentemente, com a Lua aparecendo avermelhada por conta da fumaça dos incêndios florestais na América do Norte.

As partículas de fumaça espalham a luz de tal forma que as cores laranja e vermelha se tornam mais visíveis, proporcionando esse espetáculo único no céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.