Planejamento: o início, o meio e o fim de qualquer projeto

Planejamento: o início, o meio e o fim de qualquer projeto

Não se trata de burocratizar processos como muitas pessoas pensam, mas sim de criar estratégias detalhadas para alcançar o que é desejado.

Por Rogerio Bras 20/05/2021 - Atualizado em 20/05/2021

Alguns dias atrás eu estava conversando com uma amiga sobre planejamento. Com a maior convicção do mundo, posso afirmar: planejamento é o que me move!

Desde muito pequeno fui acostumado com regras e foi na escola que surgiu meu interesse por métodos e planejamento. Diversas pautas de reuniões, eventos, apresentações e, claro, trabalhos escolares. Fui assim desenvolvendo várias maneiras de planejar e organizar as demandas que surgiam.

Um pouco mais tarde, na universidade, isso se intensificou e pude aperfeiçoar tudo que havia aprendido na escola. Coordenação de projetos, organização de eventos públicos, mostras fotográficas, jornadas acadêmicas e muito mais. Experiências incríveis que me possibilitaram aprender e ter a certeza de que era aquilo que eu queria para minha vida.

Desenvolver métodos deveria ser fundamento básico pra qualquer pessoa, pois independente de qual seja a demanda ou pauta, a forma de conduzir para obter resultados é fundamental. Pode ser em um pedacinho de papel, planilha do Excel ou em um Planner colorido e bonitinho, tanto faz. O que importa é definir quais as diretrizes necessárias para concluir o que é proposto.

Atualmente, já no mercado de trabalho, atuo como Gestor de Projetos na Agência Hemispherios. Temos como princípios o planejamento e a organização, enfatizando a importância de construir metodologias que se apliquem a cada um de nossos clientes.

A contemporaneidade nos apresenta inúmeras ferramentas facilitadoras de processos, tornando o trabalho mais prático e imediato.

Planejar, organizar e desenvolver métodos não é tão difícil quanto parece e se você acessar qualquer site de Planejamento Estratégico vai encontrar pelo menos cinco ferramentas que te auxiliarão nessa tarefa.

Já ouviu falar na ferramenta 5W2H?

O quê? Por quê? Quem? Quanto? Como? Quando? Onde?

Essa metodologia é uma ferramenta simples e prática que pode ser aplicada na sua empresa ou até mesmo nas demandas do seu dia a dia. Ela é muito usada aqui na Hemispherios, pois possibilita um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência.

Qualquer planejamento precisa estar estabelecido na resposta destes sete itens. A partir daí, você terá o plano de ação necessário para dar andamento no seu projeto e obter os resultados desejados. Se você quer conhecer essa e outras ferramentas de gestão de processo e projetos, me chama no Instagram e vamos trocar uma ideia.

Pensar, planejar, organizar e executar são atividades muito prazerosas. Não se trata de burocratizar processos como muitas pessoas pensam, mas sim de criar estratégias detalhadas para alcançar o que é desejado.

Existe realização pessoal maior? Para mim, não!

Crédito da imagem: Agência Hemispherios

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.