O atual cenário econômico nacional
O impacto da piora do cenário econômico nacional, observado nas últimas semanas, deve começar a aparecer nos resultados deste início de 2025, com potencial para afetar a demanda por crédito e a confiança de consumidores e empresários. Mesmo com uma taxa Selic em alta e uma inflação elevada, o mercado imobiliário segue aquecido. Diferente de […]
Por admin 26/07/2025 - Atualizado em 26/07/2025
O impacto da piora do cenário econômico nacional, observado nas últimas semanas, deve começar a aparecer nos resultados deste início de 2025, com potencial para afetar a demanda por crédito e a confiança de consumidores e empresários.
Mesmo com uma taxa Selic em alta e uma inflação elevada, o mercado imobiliário segue aquecido. Diferente de outros investimentos, imóveis são bens tangíveis que preservam seu valor, mesmo em períodos de inflação ou crises financeiras.
A recente disparada do dólar, que vem batendo recordes históricos sucessivos e ultrapassando os 6 reais, aliada à piora das condições financeiras, intensifica a pressão inflacionária já existente, o que tende a elevar o custo do crédito.
O mercado de consórcio imobiliário registra um crescimento histórico pelo sexto mês consecutivo. Segundo a ABAC, em 2024 foram mais de 11,3 milhões de novos consorciados e créditos comercializados que ultrapassam 17 bilhões de reais.
O consórcio não possui juros, não requer entrada e é 100% parcelado, possibilitando ao consorciado adquirir um imóvel investindo cerca de 20%, enquanto o locatário cobre 80%.
A estratégia de alavancagem patrimonial tem sido a mais procurada, e o aluguel tradicional já não é o principal objetivo. A Airbnb ganha cada vez mais adeptos no Brasil, com expectativa de crescimento superior a 4% apenas em 2025.
A rentabilidade média desse modelo de aluguel pode ser até 100% superior à do aluguel tradicional. Considerando uma média de 0,5% ao mês no aluguel convencional, a modalidade pode proporcionar um retorno de até 1% ao mês.
Independentemente do contexto econômico, sempre haverá demanda por moradia ou espaços comerciais. O mercado oferece inúmeras oportunidades, e estar preparado para aproveitá-las faz toda a diferença.
Por: Miriene Correa
Foto: Cris Jacques
Estou Lendo



