Semana de Uruguaiana: Eventos celebrando a emancipação política

Semana de Uruguaiana: Eventos celebrando a emancipação política

Durante a semana estão sendo realizadas cerimônias presenciais e virtuais.

Por Acontece Mais 25/05/2021 - Atualizado em 26/05/2021

Após ter tido suas comemorações e programações 100% virtuais em 2020 por causa da pandemia, neste ano a cidade realizou alguns ajustes, e pôde organizar atividades de forma presencial, cumprindo sempre os rígidos protocolos de segurança.

As comemorações iniciaram sábado (22) e se estendem até o dia 30 de maio, no dia 29/5, Uruguaiana celebrará o dia da Emancipação Política, que completará 175 anos.

A abertura oficial da festividade ocorreu de forma remota, realizada pelo prefeito da cidade, Ronnie Mello. A abertura contou com a apresentação do show especial “Nossos Talentos”, com a participação de artistas locais que contribuem com a terra natal, através da mostra de suas músicas. 

Na segunda-feira, 24/5, ocorreu em ato solene, a entrega da moldura do quadro “A Retomada”, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, contando com a participação do escritor Marcelo Ribeiro. 

Na quarta-feira (26) será apresentado, a partir das 15h30min, o programa de rádio “96 FM – 40 Anos”, contando com a participação do prefeito Ronnie Mello e do secretário de Cultura do município, Antônio Augusto Brasil Carús, tendo a apresentação do radialista Paulo Santana.

Às 19h, do dia 26, ocorre a cerimônia de entrega do quadro com a fotografia do escritor Luiz Guilherme do Prado Veppo, que dá nome a biblioteca pública municipal. O evento será transmitido em formato de live pelas redes sociais da Prefeitura Municipal. Após, será apresentado o programa especial “Clube da Leitura”, com a participação de Patrícia Lautert e Eduardo Dedeco.

Na quinta-feira (27), será exibida a segunda parte do programa especial “Nossos Talentos”, contando com a integração dos músicos locais em homenagem aos 175 anos de Emancipação Política de Uruguaiana.

Na sexta-feira (28), uma homenagem especial a um seleto grupo de servidores e colaboradores que desempenham importantes funções dentro da estrutura da Prefeitura Municipal será desenvolvida com a intenção de reforçar a importância do trabalho de excelência realizado por eles. Também será exibido na sexta-feira (28), o programa especial “A Banda Municipal de Uruguaiana” com a exibição dos componentes do grupo, em gravação especial feita no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

No sábado (29), ocorre a exibição, em nível estadual, do programa “Brasil em Foco”, pela TV Bandeirantes de Porto Alegre, em homenagem aos 175 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, a partir das 8h, com a apresentação do comunicador Vilson Silva. Ainda no sábado (29) será realizada uma homenagem especial do Município a personalidades locais que desenvolveram um trabalho de alta relevância para a comunidade de Uruguaiana.

No dia 30 de maio, a partir das 8h, será apresentada a live “Encontrão Martin Fierro 2021 – Edição Extra – Declamadores”, sob a coordenação da entidade. E encerrando a programação em torno do aniversário de Emancipação Política do Município, será exibido nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, a partir das 21h, o show de Sérgio Rojas e Prisca Grecco “Santa Casa in Live”, evento beneficente que contemplará o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana, no dia de seu aniversário de 124 anos.

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.