Santana do Livramento passaporteia oito exemplares para a final da Morfologia

Prêmio de melhor exemplar da raça na exposição ficou com égua de criatório de Uruguaiana

Por Acontece Mais 18/04/2022 - Atualizado em 18/04/2022

Localizada em uma das regiões fronteiriças mais conhecidas do Estado do Rio Grande do Sul, Santana do Livramento sedia a sua primeira Morfologia Passaporte. Realizada pelo Núcleo Santanense de Criadores de Cavalos Crioulos, entre os dias 15 e 17 de abril, no Parque do Sindicato e Associação Rural de Livramento, 63 animais admitidos e dez incentivos fizeram parte da seletiva que passaporteou oito exemplares para a Morfologia da Expointer, que acontecerá em agosto deste ano.

Com filas representativas graças às suas qualidades raciais na categoria Machos, seguido de um alto nível na categoria das Fêmeas, o uruguaio criado em Jaguarão (RS), Felipe Malfatto, foi o responsável por ordenar os exemplares nos Campeonatos e Grandes Campeonatos na manhã deste domingo. “Com animais muito expressivos, são quatro machos e quatro fêmeas que representam muito bem a raça, não só aqui em Livramento e em Esteio, mas em qualquer outro lugar. Com animais de ponta, os Grandes Campeões concluem com sucesso essa primeira Morfologia aqui neste núcleo”, conclui o jurado. O responsável pela admissão, que aconteceu na tarde de sexta-feira, 15 de abril, foi o técnico Manoel de Macedo Pons Neto.

No final da manhã de domingo o público presente no Parque Rural pôde presenciar a entrega de Melhor Exemplar à Grande Campeã da Categoria Fêmeas. Chamando atenção graças a sua beleza e também pela leveza, Felipe Malfatto entregou a grande faixa e escarapela para GAP Naja, potranca douradilha que já se destacava desde o primeiro momento em que entrou em pista. “Uma fêmea de beleza extrema e correções bárbaras. Além disso, exibe uma feminilidade ímpar, o que potencializa o seu selo racial”, declarou o jurado.

Na categoria  Machos, um exemplar que se destaca por seus aprumos e correções, além de possuir um porte racial muito importante para a raça, segundo o jurado “um animal raro, muito completo e cheio de virtudes”. Já conhecido entre as filas premiadas da Morfologia da Expointer, As Malke Hecho a Mano puxou a categoria com a faixa de Grande Campeão e entra para a história do Núcleo Santanense, junto aos outros sete exemplares.

Realizando a sua primeira Morfologia Passaporte no Núcleo de Santana do Livramento, o Vice-presidente, Guilherme Garcia, revela como foi a organização do evento. “Estamos muito felizes em receber o primeiro passaporte aqui em Livramento, estávamos com uma expectativa muito grande e com certeza foi muito satisfatória. Tivemos um bom número de animais, possibilitando o passaporte para os oito campeões e fica o nosso agradecimento ao apoio recebido pela ABCCC e também do Sindicato Rural de Livramento. Além disso, eu também agradeço a toda a diretoria do Núcleo pelo empenho e pelo sucesso desta Passaporte.”, conclui Guilherme.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça

GAP NAJA
Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã

BASCA GANACHE
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

3ª Melhor Fêmea

BASCA FRANCESCA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

4ª Melhor Fêmea

CAMPANA HIJA DEL GALLO
Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé (RS)

MACHOS

Grande Campeão

AS MALKE HECHO A MANO
Criador: JOSÉ SCHUTZ SCHWANCK Expositor: JOSÉ SCHUTZ SCHWANCK Estabelecimento: CABANHA MALKE, Uruguaiana (RS)

Reservado Grande Campeão

JI PAYADOR
Criador: INÊS NICOLOSO DE CASTRO Expositor: MARCELO FARIAS DA SILVA Estabelecimento: CABANHA TREZE TILIAS, Cachoeiras De Macacu (RJ)

3º Melhor Macho

RETRUCO TARUMÃ
Criador: LUIZANTERO PIMENTA PEIXOTO Expositor: LUIZANTERO PIMENTA PEIXOTO Estabelecimento: ESTÂNCIA TARUMÃ, Júlio De Castilhos (RS)

4º Melhor Macho

GAP NAVARRO
Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Texto: Redação ABCCC

Profundo conhecedor do tradicionalismo, Douglas Nunes já participou de rodeios por todo o Estado e quando resolveu empreender não pensou duas vezes: uniu a paixão pela cultura gaúcha aos negócios. Lançou a loja Armazém Criollo, em São Gabriel, e expandiu seu trabalho para a casa de carnes nobres e cervejas especiais La Bodega. Conforme os clientes e amigos chegavam, começava a preparar alguns cortes ali mesmo para recebê-los com a tradicional hospitalidade gaúcha. Descobriu o gosto pelo assado argentino e uruguaio e foi estudar a arte da parrilla em Buenos Aires. Desde então se consolidou como referência em preparo de carnes na brasa, fogo de chão e técnicas diferenciadas como o varal e o infernillo.

Além de apresentar seus pratos na parrilla La Bodega, viaja pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil ministrando cursos sobre técnicas de preparo de carnes e acompanhamentos. Também presta consultoria para restaurantes, parrillas e varejo de carnes especiais. Nesse espaço, Douglas fala sobre as novidades do mercado de carnes, as técnicas de preparo que desenvolve ou aperfeiçoa e também compartilha um pouco de seu dia a dia percorrendo cidades, estados e encontrando amantes da culinária e de um bom assado por onde quer que vá. Histórias embaladas pelo chiado daquele naco generoso encostando na grelha.

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.