Chuva preta” que atingiu RS pode chegar a Santa Catarina nesta semana
Santa Catarina pode ser afetada pelo fenômeno da “chuva preta” na próxima sexta-feira, 13 de setembro, de acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram.
Por admin 12/09/2024 - Atualizado em 11/09/2024
O fenômeno, que já foi registrado em cidades do Rio Grande do Sul como Arroio Grande, Pelotas e São José do Norte, é causado pela presença de fumaça de queimadas da Amazônia que se mistura à chuva, conferindo uma coloração escura à água que cai.
Essa chuva incomum ocorre devido ao transporte de fumaça através de correntes atmosféricas, impactando a qualidade do ar em diversas regiões. Em Santa Catarina, a chegada de uma frente fria na quinta-feira, 12 de setembro, trará chuvas isoladas ao Planalto Sul e Litoral Sul, com possibilidade de temporal no dia seguinte, quando a “chuva preta” pode ser registrada. O fenômeno pode continuar durante o fim de semana, quando se espera que as chuvas transportem fuligem do “corredor de fumaça” vindo da Amazônia.
As fumaças das queimadas da Amazônia foram identificadas em Santa Catarina pela primeira vez este ano em 16 de agosto, confirmadas pela Defesa Civil. Esse fenômeno é comum nesta época do ano, mas pode prejudicar a visibilidade, a qualidade do ar e representar riscos à saúde.
O aumento das queimadas na Amazônia é alarmante. Em julho de 2024, foram registrados 11.145 focos de queimadas, o maior número para o mês desde 2005. Além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, outros 10 estados, incluindo Mato Grosso, Acre e Rondônia, também estão sendo impactados pelo corredor de fumaça.
A previsão de uma frente fria e mudanças no padrão dos ventos pode aliviar a situação ao reduzir o transporte da fumaça para Santa Catarina nos próximos dias.