Câncer de Mama ainda é o responsável por milhares de mortes todos os anos
Mais lidas

Câncer de Mama ainda é o responsável por milhares de mortes todos os anos

Por: Dra Fernanda Paim de Andrade

Por admin 24/10/2024 - Atualizado em 24/10/2024

O câncer de mama é o tumor mais prevalente nas mulheres e ainda nos dias de hoje responsável por milhares de mortes todos os anos. Outubro é o mês da conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença que acomete mulheres em diferentes idades. É o Outubro Rosa, campanha que incentiva todas as mulheres a realizarem o autoexame e principalmente a realizarem a mamografia.

                O principal fator de risco para desenvolver o câncer de mama é ter idade acima dos 50 anos. Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de desenvolver a doença são fatores genéticos (mutações nos genes BRCA1 e BRCA2), fatores hereditários, menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes às radiações ionizantes.

                Algumas mulheres com câncer de mama não apresentam nenhum sintoma, e nesses casos a única maneira de diagnosticar a doença é através da mamografia. O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou massa. Na maioria dos casos o nódulo é indolor. Outros sintomas que podem ocorrer: inchaço de toda ou parte da mama, irritação ou abaulamento de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, inversão do mamilo, vermelhidão na pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou serosa pelo mamilo e linfonodos (ínguas) axilares aumentados. É recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.

                A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas é alguns dias após a menstruação, período em que as mamas estão menos inchadas. Para as mulheres que já passaram a menopausa, o autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Além do autoexame, mulheres com mais de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente. Esse exame é muito importante, porque permite a detecção da doença em estágio inicial, o que aumenta muito a chance de cura.

                Infelizmente muitos casos ainda são diagnosticados em estágios avançados, inclusive com metástases, que é quando o tumor já se espalhou para outros órgãos. As metástases do câncer de mama atingem principalmente os ossos, fígado, pulmões ou cérebro. O tratamento do câncer de mama evoluiu muito. Hoje as pacientes metastáticas conseguem atingir uma sobrevida longa, com boa qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.