Bruna Neimann: Terapeuta fala como o autoconhecimento pode melhorar relacionamentos
Segundo a criadora do Espaço Devas, habilidade de se relacionar pode ser aprimorada Autoconhecimento pode ser a chave para um relacionamento de sucesso. É isso o que defende a terapeuta Bruna Neimann, 29 anos.“Aprender a se relacionar bem é uma habilidade que pode ser aprimorada, pois ninguém nasce com um repertório emocional pronto”, afirma. Bruna criou […]
Por admin 09/07/2025 - Atualizado em 09/07/2025
Segundo a criadora do Espaço Devas, habilidade de se relacionar pode ser aprimorada
Autoconhecimento pode ser a chave para um relacionamento de sucesso. É isso o que defende a terapeuta Bruna Neimann, 29 anos.
“Aprender a se relacionar bem é uma habilidade que pode ser aprimorada, pois ninguém nasce com um repertório emocional pronto”, afirma.
Bruna criou o Espaço Devas em 2016. O empreendimento, segundo ela, “nasceu da necessidade de mitigar as dores da alma e mostrar que existe um caminho possível para cada pessoa”. São oferecidos atendimentos de terapia integrativa, que une corpo, mente e espírito. Apesar de ficar em Uruguaiana, também há atendimentos on-line para quem mora em outras cidades.
Para a terapeuta, o autoconhecimento é a base de tudo.
“Não há como relacionar-se bem com o outro sem antes cultivar um bom relacionamento consigo mesmo.” De acordo com ela, é através do autoconhecimento que uma pessoa desenvolve autoestima e bem-estar emocional.
É comum que as pessoas se sintam perdidas quando passam por um término amoroso. Assim, iniciam uma jornada de autoconhecimento. Como superar um término?
Bruna aconselha que a pessoa vivencie o luto do término, refletindo sobre o que ocasionou a separação e em qual fase da vida o casal se desconectou.
“Após esse processo de reflexão, o caminho para seguir em frente começa com exercícios de autoconhecimento, que permitirão que a pessoa consiga refazer e adaptar sua vida”, orienta.
No Espaço Devas, ela costuma ouvir de seus pacientes que eles consideram que “não sabem escolher seus parceiros” e por isso fracassam nas relações.
“O que ocorre é que todos temos um padrão de escolha inconsciente e buscamos pessoas parecidas com esse perfil ao longo da vida.”
Ela destaca que, com a prática do autoconhecimento, esses erros tendem a diminuir.
“Ao identificar os padrões que cada pessoa atrai para seu núcleo, é possível modificar essa realidade de maneira consciente e fazer escolhas mais acertadas”, explica a terapeuta.
Para quem já está em um relacionamento e enfrenta problemas, Bruna diz que o fundamental é “reconhecer tanto o seu temperamento quanto o de seu par, assim como suas inclinações naturais e as formas como cada um expressa o amor”.
Será a partir desse entendimento que o casal poderá desenvolver ferramentas emocionais que funcionem. Se ambos estiverem dispostos, é possível transformar o relacionamento.
“Fazer terapia juntos, traçar metas, alinhar expectativas e necessidades, além de aprimorar o diálogo.”
Através disso, cada um aprenderá a “cuidar bem de si para assim, vivenciar uma vida a dois de maneira plena e satisfatória”, conclui.
Por: Kassiane Michel
Fotos: Monique Fotosul