Bandeira Vermelha 2 nas Contas de Luz em Outubro: Custo Adicional a Cada 100 kWh
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a aplicação da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, para as contas de luz no mês de outubro.
Por admin 28/09/2024 - Atualizado em 27/09/2024
Essa mudança resultará em um custo adicional de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Anteriormente, com a bandeira vermelha no patamar 1, o custo extra era de R$ 4,46 a cada 100 kWh. Essa revisão tarifária foi influenciada por previsões que indicam uma baixa nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, além de um aumento no preço da energia elétrica no mercado.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as expectativas para outubro indicam que os principais reservatórios das usinas hidrelétricas do Brasil devem encerrar o mês com apenas 39,9% da capacidade. Isso representa uma queda significativa de quase 7 pontos percentuais em comparação ao mês anterior.
O Brasil enfrenta um cenário de seca severa, e a previsão é que as chuvas comecem a se intensificar somente na segunda metade do mês.
Vale lembrar que, entre abril de 2022 e junho de 2024, as contas de luz passaram por um período contínuo de bandeiras verdes, sendo interrompido em julho, mas retomado em agosto. Em setembro, a bandeira vermelha foi acionada no patamar 1.