Aneel Corrige Nível da Bandeira Vermelha e Reduz Aumento na Conta de Luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisou o nível da bandeira tarifária vermelha para setembro, ajustando de patamar dois para patamar um. Com isso, o aumento na conta de luz será menor do que o anunciado anteriormente, quase pela metade. A revisão ocorreu após correção de dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). […]
Por admin 05/09/2024 - Atualizado em 04/09/2024
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisou o nível da bandeira tarifária vermelha para setembro, ajustando de patamar dois para patamar um. Com isso, o aumento na conta de luz será menor do que o anunciado anteriormente, quase pela metade.
A revisão ocorreu após correção de dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A Aneel também anunciou que auditará os procedimentos envolvidos na definição das bandeiras tarifárias.
A bandeira tarifária vermelha encarece a conta de luz em períodos de seca e alto consumo, com o objetivo de desestimular o desperdício e direcionar recursos para mitigar a crise hídrica.
Nos novos valores, a bandeira vermelha patamar 1 terá uma tarifa de R$ 44,63 por MWh, enquanto o patamar 2, mais caro, foi reduzido para R$ 78,77 por MWh. A bandeira verde permanece sem custo adicional.
Este ajuste ocorre após a seca no Norte do Brasil, que reduziu a geração de energia hidrelétrica, exigindo o acionamento de usinas termelétricas, mais caras.