A EDUCAÇÃO ENQUANTO TERRITÓRIO

A EDUCAÇÃO ENQUANTO TERRITÓRIO

As noções de educação como território, baseadas nas ideias e ideais do geógrafo Milton Santos, têm me acompanhado, permeando pesquisas e minha atuação profissional. Gosto do deslocamento que o autor faz ao pensar um território para além dos espaços físicos. O território é tanto produto da dinâmica social, que tensiona os sujeitos, quanto um construto […]

Por admin 19/08/2025 - Atualizado em 19/08/2025

As noções de educação como território, baseadas nas ideias e ideais do geógrafo Milton Santos, têm me acompanhado, permeando pesquisas e minha atuação profissional. Gosto do deslocamento que o autor faz ao pensar um território para além dos espaços físicos.


O território é tanto produto da dinâmica social, que tensiona os sujeitos, quanto um construto de bases e percursos diários que envolvem “trabalho-casa, casa-escola” e as relações que se estabelecem nesses espaços e nos usos que fazemos deles ao longo da vida.

Penso a educação como território por entender, como Santos, que “território é o chão mais a identidade”, ou seja, o conceito de educação atravessa o dinamismo social.

O Senac Uruguaiana completará 70 anos em 2026. Para acompanhar as mudanças, precisou se reinventar na atuação na área profissionalizante e, enquanto território, reflete processos complexos sobre educação. Educação que, em um processo simplista, poderia ser compreendida, no sentido macro, como tudo aquilo que fazemos para ensinar um ser humano e, no sentido micro, como o desenvolvimento de habilidades.

Em um sistema de ensino técnico profissionalizante, a educação é aquilo que as pessoas conquistam quando aliam teoria e prática; ciência e técnica; saber e fazer. Sempre será um processo de vida, de construção e de experimentação.

Em Uruguaiana, o Senac atuou e “mudou a vida” de muitas pessoas, fez parte da construção econômica do município e da identidade técnica de grande parte da população formada nessa área na cidade.

Um dos diferenciais do Senac é o que chamamos de MPS, o Modelo Pedagógico Senac: uma metodologia própria que valoriza marcas formativas (atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável, domínio técnico-científico e atitude colaborativa) e que faz da educação no Senac Uruguaiana um território com identidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.