A Busca pela Perfeição
Mais lidas

A Busca pela Perfeição

A busca pela perfeição envolve valores éticos, de educação e morais. Até certo ponto, não vejo nada de errado em buscar a satisfação pessoal, para si mesmo. No entanto, quando essa busca ultrapassa os limites da perfeição, ela pode se tornar algo doentio. A busca por um rosto e corpo jovem e perfeito, por exemplo, não é […]

Por admin 13/02/2025 - Atualizado em 13/02/2025

A busca pela perfeição envolve valores éticos, de educação e morais. Até certo ponto, não vejo nada de errado em buscar a satisfação pessoal, para si mesmo. No entanto, quando essa busca ultrapassa os limites da perfeição, ela pode se tornar algo doentio.

A busca por um rosto e corpo jovem e perfeito, por exemplo, não é algo contra o qual sou, necessariamente, contra. Pelo contrário, se realizado de forma responsável, por que não? O que nos preocupa são as fórmulas rápidas e prejudiciais, como dietas malucas ou o uso de medicamentos que agridem a saúde física e mental. Isso sim, é perigoso.

Padrões de Beleza e os Efeitos Psicológicos

E qual é o padrão ideal de beleza e sucesso? A busca pela “pessoa perfeita” para se encaixar nos padrões da sociedade, pode afetar negativamente nossos pensamentos e saúde emocional, causando transtornos como: ansiedade, depressão e baixa autoestima. Isso ocorre especialmente quando tentamos nos “encaixar” em determinados grupos, seja na família, escola ou entre amigos.

Acho que chegou o momento de parar e se olhar no espelho. Comece a gostar do que vê e a se enxergar sem a necessidade de mudar sua essência. Essa busca incessante por um ideal de perfeição não leva a lugar algum. A primeira pessoa que deve gostar de você, como você é, é você mesmo. E, se as pessoas ao seu redor não gostarem, isso já é motivo suficiente para selecionar quem você realmente deseja ao seu lado.

Ser a Melhor Pessoa para Si Mesmo

Seja a melhor versão de si para si mesmo. As outras pessoas terão que te amar se quiserem ter você por perto.

Nos últimos tempos, temos observado uma crescente pressão por um corpo e rosto “perfeito”, ou seja, aquele considerado ideal pela sociedade. A influência do círculo de amizades, das mídias e de algumas figuras públicas tem levado muitas pessoas a buscar os chamados “padrões ideais”.

Reflexão sobre o Ideal

Mas o que é realmente ser ideal em nossa sociedade? Para quem seria esse “ideal”? Por que precisamos ser aceitos? Comparar-se com os outros e achar que o ideal é ser bonito é uma ilusão. 

Cada pessoa é única, com características próprias, e, por isso, a comparação se torna injusta.

Vejo muitas pessoas tentando seguir um padrão de beleza que, muitas vezes, resulta em uma uniformidade, onde parece que todos estão iguais. No entanto, você não precisa ser igual a ninguém. Pode usar procedimentos, se desejar, mas sempre com o intuito de se sentir bem, de ser único, bonito à sua própria maneira.

Como em todos os meus textos, esta é uma reflexão pessoal. 

A busca pela perfeição não deve nos afastar de quem realmente somos. 

A verdadeira perfeição está em se aceitar e se amar como se é.

SIMONE DOVAL

Administradora

Analista Especialista em Relacionamento ao cliente SEBRAE

Instagram simone.doval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.