Recuperação de Recursos Esquecidos: Oportunidade de Contribuição para o Equilíbrio Fiscal
Mais lidas

Recuperação de Recursos Esquecidos: Oportunidade de Contribuição para o Equilíbrio Fiscal

O Banco Central revelou que há R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR) neste mês de julho. Este sistema permite que pessoas físicas e jurídicas verifiquem se possuem algum recurso não reclamado em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. Como Verificar e Resgatar Para consultar e solicitar a devolução […]

Por admin 06/09/2024 - Atualizado em 06/09/2024

O Banco Central revelou que há R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR) neste mês de julho. Este sistema permite que pessoas físicas e jurídicas verifiquem se possuem algum recurso não reclamado em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.

Como Verificar e Resgatar

Para consultar e solicitar a devolução dos valores, é necessário acessar o site oficial designado pelo Banco Central. É fundamental destacar que os recursos serão liberados apenas para aqueles que fornecerem uma chave PIX para o recebimento.

Se não possuir uma chave PIX registrada, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para definir o método de recebimento ou criar uma chave PIX e retornar ao sistema para realizar a solicitação.

Em caso de recursos pertencentes a pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, além de preencher um termo de responsabilidade.

Após a consulta, é essencial entrar em contato com as instituições onde os valores estão depositados e seguir os procedimentos necessários.

Uso Potencial dos Recursos pelo Governo

Recentemente aprovado pelo Senado Federal, um projeto permite a transferência dos recursos não reclamados pelos clientes em contas bancárias para o Tesouro Nacional. Esta medida visa auxiliar no equilíbrio orçamentário do país neste ano, mitigando perdas de arrecadação devido à desoneração parcial de setores e municípios.

Para ser implementado, o projeto ainda deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta foi elaborada em colaboração entre o Senado e o Ministério da Fazenda, com destaque para a contribuição do ministro Fernando Haddad.

O governo busca alternativas para alcançar a meta de déficit zero nas contas públicas estabelecida no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.