DONA DOIDA: UMA DÉCADA DE ROCK E MPB NOS PALCOS DA REGIÃO 
Mais lidas

DONA DOIDA: UMA DÉCADA DE ROCK E MPB NOS PALCOS DA REGIÃO 

Grupo é formado por Juliano Falcão (baixo e arranjos), Sady Teixeira (bateria), Áureo Goulart (guitarra) e Ana Virgínia Panerai (voz) Por Cristiane AmaralFotos: Denize zorzi Há dez anos, em um encontro despretensioso entre amigos, nascia a Banda Dona Doida. O que começou como uma reunião leve e sem grandes compromissos se transformou em um projeto […]

Por admin 28/06/2026 - Atualizado em 28/06/2026

Grupo é formado por Juliano Falcão (baixo e arranjos), Sady Teixeira (bateria), Áureo Goulart (guitarra) e Ana Virgínia Panerai (voz)

Por Cristiane Amaral
Fotos: Denize zorzi

Há dez anos, em um encontro despretensioso entre amigos, nascia a Banda Dona Doida. O que começou como uma reunião leve e sem grandes compromissos se transformou em um projeto sólido, que em 2025 celebrou uma década de estrada, palcos e histórias inesquecíveis. Formada por Juliano Falcão (baixo e arranjos), Sady Teixeira (bateria), Áureo Goulart (guitarra) e Ana Virgínia Panerai (voz), a banda conquistou espaço ao unir a energia do rock com a poesia e a força da MPB. 

“Surgiu a partir da vontade de um amigo muito querido, que infelizmente não está mais entre nós. Eu estava aprendendo a cantar e ele tocava guitarra, e quis montar uma banda”, relembra Ana Virgínia.

O nome veio desse mesmo amigo: Dona Doida, inspirado em uma música de Rita Lee e também em um poema de Adélia Prado. “Sou professora de Literatura, então essa conexão fez todo sentido. O nome ficou e ficou perfeito.” 

A admiração por Rita Lee é tão grande que a banda fez um especial só com canções da rainha do rock em setembro do ano passado, em comemoração aos 10 anos de estrada. A vocalista destaca que o show foi emocionante. “Parecia que o público estava junto no palco.”

A identidade sonora da Dona Doida nasceu da percepção de que o rock já estava presente em muitas músicas da MPB. “Sempre pensei: tem rock aí. Muitas dessas canções têm força, têm estrutura, só pedem uma guitarra mais pesada, uma batida diferente. Mesmo nas baladas, eu sentia falta de peso no arranjo”, explica a vocalista.

No retorno pós-pandemia, a banda precisou se reinventar. “Perdi alguns integrantes”, destaca. Segundo a líder, a procura por shows estava enorme. Assim, a banda Rota Alternativa virou uma parceira natural, até porque Juliano Falcão havia sido o fundador dela. “Fizemos muitos shows juntos, foi um período intenso e muito importante para manter a banda viva.”

Se há algo que define o grupo, é a energia contagiante. “Desde sempre, música animada, repertório feito para dançar. No pós-pandemia, passamos a incluir clássicos do rock internacional e do pop: Tina Turner, Led Zeppelin, David Bowie, Michael Jackson, Lady Gaga. Virou um grande retrô, mas energia e identidade própria.”

Entre os palcos que marcaram a trajetória, Ana destaca a abertura do FAC em Alegrete e o encerramento da Choriceva, em Santana do Livramento. Mas o que mais emociona, segundo ela, é o contato direto com o público: “As palmas são lindas.”

Em 2022, a Dona Doida foi eleita Melhor Banda de Rock no Festival de Bandas de Uruguaiana. “Concorríamos com bandas mais experientes, argentinas e novatas com grande público. Foi por voto popular, e isso nos surpreendeu demais. Um reconhecimento que veio direto das pessoas e isso não tem preço.”

Entre tantas memórias, uma se destaca: “No primeiro festival de tatuagens da cidade, no final tocamos Como Nossos Pais. Todos os tatuadores levantaram suas máquinas como aplauso. Foi uma das cenas mais lindas que já vivi no palco.”

Hoje, a Dona Doida alia paixão musical a uma estrutura profissional organizada, com planejamento financeiro e estratégias de marketing. “Buscamos estar em lugares onde ainda não estivemos, tocar para públicos que ainda não nos conhecem. A Dona Doida é movimento, é estrada, é encontro.”

Em 2026, a banda vai passar por cidades como Itaqui, Santana do Livramento e Alegrete. Com dez anos de história, a Dona Doida segue firme, celebrando o passado e mirando novos horizontes sempre com rock no corpo e MPB na alma.

CONTATO:
Whats App: (55) 9 9914-0690
Instagram: @bandadonadoida 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.

Nothing Found