O PODER DE BRINCAR NA FORMAÇÃO DE UMA INFÂNCIA SEGURA
Mais lidas

O PODER DE BRINCAR NA FORMAÇÃO DE UMA INFÂNCIA SEGURA

Brincar é mais do que um passatempo infantil, é uma linguagem de proteção. Através do lúdico, a criança aprende sobre o corpo, o respeito e o valor dos limites de forma leve e natural. Antes de aprender a ler ou escrever, a criança aprende o mundo brincando. No faz de conta, ela ensaia papéis, imita […]

Por admin 17/02/2026 - Atualizado em 17/02/2026

Brincar é mais do que um passatempo infantil, é uma linguagem de proteção. Através do lúdico, a criança aprende sobre o corpo, o respeito e o valor dos limites de forma leve e natural.

Antes de aprender a ler ou escrever, a criança aprende o mundo brincando. No faz de conta, ela ensaia papéis, imita gestos, experimenta emoções e constrói significados. Brincar é sua forma mais genuína de aprender — e também de se proteger.

É na brincadeira que a criança descobre o que é respeito, cooperação e confiança. Quando um adulto entra nesse universo com presença e escuta, ajuda a criança a compreender os próprios limites e os limites do outro. Brincar junto é ensinar, de forma natural, que o corpo tem valor, que sentimentos importam e que há toques que cuidam e toques que ferem.

A prevenção ao abuso sexual infantil começa muito antes da conversa direta sobre o tema. Ela nasce na convivência, no vínculo, na linguagem simples e verdadeira que o brincar oferece. Cada jogo, história ou dinâmica lúdica se torna um espaço seguro onde a criança experimenta dizer “não”, expressar desconforto e reconhecer o que é proteção.

Falar sobre o corpo e sobre sentimentos não precisa ser pesado nem precoce. Precisa ser cotidiano, leve e cheio de sentido. Quando usamos o lúdico, damos às crianças ferramentas emocionais para nomear o que sentem e coragem para pedir ajuda quando algo as assusta.

Proteger a infância é mais do que vigiar, é participar. É oferecer tempo, escuta e afeto. É permitir que o brincar continue sendo o território mais livre e seguro da infância.

Porque prevenir também é um ato de amor. 💛

Por Aliny Vanessa Tavares Silva – Psicóloga especialista em prevenção ao abuso sexual infantil e criadora do projeto Me Deixa Ser Criança.

Para conhecer os jogos, e-books e ter acesso a mais conteúdos sobre proteção infantil, acesse: 

@aliny.psi

@medeixasercrianca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.