Rosângela Laudissi Gil: Liderança e Transformação no Rotary Clube de Uruguaiana Cruzeiro do Sul
Advogada e rotariana, Rosângela celebra sua segunda presidência no clube com projetos inovadores e foco no bem-estar comunitário. Rosângela Laudissi Gil, advogada e presidente do Rotary Clube de Uruguaiana Cruzeiro do Sul, tem uma trajetória de dedicação e transformação dentro da instituição. Seu envolvimento com o Rotary começou antes de ser rotariana, quando atuava como […]
Por admin 21/12/2025 - Atualizado em 21/12/2025
Advogada e rotariana, Rosângela celebra sua segunda presidência no clube com projetos inovadores e foco no bem-estar comunitário.
Rosângela Laudissi Gil, advogada e presidente do Rotary Clube de Uruguaiana Cruzeiro do Sul, tem uma trajetória de dedicação e transformação dentro da instituição. Seu envolvimento com o Rotary começou antes de ser rotariana, quando atuava como voluntária nas atividades de outros Clubes Rotary. Em 2002, foi convidada a se tornar membro do Rotary Club de Uruguaiana Cruzeiro do Sul, um dos mais ativos da cidade.
Desde o início, Rosângela demonstrou compromisso com os projetos sociais. “Ver o sorriso no rosto das pessoas beneficiadas é o que mais me motiva”, diz. Para ela, transformar a vida da comunidade por meio da saúde, educação e apoio aos vulneráveis é uma grande inspiração.
Ela assumiu a presidência pela primeira vez no ano rotário 2010/2011 e, após 15 anos, foi novamente convidada para o cargo em 2025/2026. “Aceitei o convite com o mesmo entusiasmo de antes, agora com mais experiência”, destaca.
Nos últimos meses, o clube implementou projetos transformadores, como o Projeto de Subsídio Global para a aquisição de duas máquinas para hemodiálises e vinte poltronas de hemodiálises revitalizando a Clínica Renal (Projeto de Revitalização da Clínica Renal do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana), projeto que envolveu vários Rotary da cidade, de outros estados e países tais como Argentina e Estados Unidos, além da Fundação Rotária. A Aquisição de um craniótomo para o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, também em Projeto de Subsídio Global, em parceria com todos os Clubes de Rotary da cidade, de outros estados, e outros países, incluindo a Fundação Rotária, que trouxe e trará resultados concretos na saúde de muitas famílias.
Rosângela vê o Rotary como um grande formador de líderes, capacitando os membros com habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e empatia. “O Rotary é a plataforma ideal para quem quer ser um líder e transformar sua comunidade”, afirma.
Ela também defende a maior inclusão de mulheres em cargos de liderança, um tema importante para ela. “No nosso clube, a liderança é alternada, garantindo representatividade feminina. Porém, em outras instituições, a resistência à liderança feminina ainda é uma realidade”, ressalta, destacando que a diversidade é fundamental para o sucesso do Rotary.
Um de seus maiores desafios é o engajamento dos jovens nas ações voluntárias. “O futuro do Rotary depende de atrair novas gerações que compartilhem dos valores do voluntariado”, afirma. Ao final de seu mandato, Rosângela busca consolidar o Rotary como um pilar de boas ações na cidade, com o aumento da participação jovem, a implementação de novos projetos comunitários e o fortalecimento das parcerias locais. “Nosso foco é deixar um legado duradouro e que faça a diferença”, conclui.
Estou Lendo



