CERVO AXIS, ANIMAL EXUBERANTE OU UMA AMEAÇA?
Mais lidas

CERVO AXIS, ANIMAL EXUBERANTE OU UMA AMEAÇA?

O cervo Axis, também conhecido como Chital (Axis axis), pode ser visto como o adorável Bambi dos desenhos animados ou como uma ameaça crescente? A resposta, no entanto, é clara: uma ameaça! Esse cervídeo, nativo da Ásia, foi introduzido na Argentina e no Uruguai nos anos 1930. No entanto, há registros que indicam sua chegada […]

Por admin 16/08/2025 - Atualizado em 16/08/2025

O cervo Axis, também conhecido como Chital (Axis axis), pode ser visto como o adorável Bambi dos desenhos animados ou como uma ameaça crescente? A resposta, no entanto, é clara: uma ameaça! Esse cervídeo, nativo da Ásia, foi introduzido na Argentina e no Uruguai nos anos 1930. No entanto, há registros que indicam sua chegada a esses países muito antes, por volta de 1909, trazido juntamente com o javali pelo médico Pedro Luro. Com o passar dos anos, a espécie se espalhou pelo sul das Américas.

Por viver em rebanhos, o Axis representa um grande risco para plantações. Seu porte avantajado – sendo maior que os ovinos – e seu paladar diversificado fazem com que ataque diversos cultivos, como soja, arroz e milho, causando prejuízos tanto pelo consumo das plantas quanto pelo pisoteamento das lavouras. Machos adultos podem facilmente ultrapassar os 100 kg, intensificando os danos.

Além disso, o cervo Axis pode ser um reservatório de doenças que afetam rebanhos domésticos, como ovinos, caprinos, bovinos e equinos. Ele pode transmitir enfermidades como Língua Azul, tuberculose bovina e até mesmo febre aftosa. Outra preocupação é o impacto sobre os cervídeos nativos, que, por serem menores, acabam sendo expulsos de seus habitats naturais.

Diante dos prejuízos causados por essa espécie invasora, o estado do Rio Grande do Sul autorizou o controle populacional do cervo Axis nas Unidades de Conservação Estaduais, por meio da Portaria SEMA nº 109/22. Além disso, segue em estudo a possibilidade de permitir o seu abate em geral, seguindo as mesmas regras já aplicadas para o javali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.