Angela Zaffari: Artista plástica conta sobre planos após inaugurar AZ Galeria na capital
Mais lidas

Angela Zaffari: Artista plástica conta sobre planos após inaugurar AZ Galeria na capital

Desde 2012, a AZ Galeria é uma referência em Bagé. Agora, também faz sucesso em Porto Alegre. Há 20 anos, ao se mudar para Bagé, Angela Beatriz Zaffari, 59 anos, decidiu se dedicar ao que mais ama: pintar. Inspirada na célebre frase do poeta Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”, a […]

Por admin 13/07/2025 - Atualizado em 13/07/2025

Desde 2012, a AZ Galeria é uma referência em Bagé. Agora, também faz sucesso em Porto Alegre.


Há 20 anos, ao se mudar para Bagé, Angela Beatriz Zaffari, 59 anos, decidiu se dedicar ao que mais ama: pintar. Inspirada na célebre frase do poeta Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”, a artista plástica encontrou seu propósito.

Segundo ela, a AZ Galeria Bagé e a AZ Galeria Porto Alegre foram criadas para “aproximar a arte das pessoas, por meio de exposições, encontros com artistas e também pela forma como a arte é disposta nos ambientes, para que o cliente se sinta abraçado ao entrar na loja”.

Natural de Porto Alegre, Angela inicialmente seguiu outro caminho acadêmico, graduando-se em Educação Física pela UFRGS e, posteriormente, fazendo pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Apesar de estar à frente de uma grande empresa de transportes, sentia que sua verdadeira vocação era a arte.

Assim, em 2005, já morando em Bagé, transformou seu hobby em carreira. Em 2012, ao perceber a necessidade de um espaço próprio para expor seus trabalhos, criou a AZ Galeria. Em 2023, Angela deu um novo passo ao abrir uma segunda unidade da AZ Galeria, desta vez em Porto Alegre. O projeto foi assinado pelo arquiteto Francisco Pinto, o mesmo responsável pela reforma da casa histórica que abriga a AZ de Bagé desde 2020.

“A loja de Porto Alegre foi inaugurada em julho de 2023, em um casarão antigo nos altos da Rua Casemiro de Abreu, no bairro Bela Vista. O espaço conta com dois andares de ambientes decorados, onde podem ser encontrados, além de um vasto acervo de arte assinada por mais de 70 artistas, estofados de qualidade, tapetes orientais e de fibras naturais, luminárias, mobiliário, antiguidades, peças de design, tecidos, objetos decorativos e itens para mesa posta, tudo cuidadosamente selecionado”, detalha a proprietária.

A galeria se destaca no Rio Grande do Sul por seu formato inovador, que une arte e decoração em um mesmo ambiente. “Realizamos projetos de decoração de interiores e auxiliamos nas montagens. Também levamos os itens desejados para que sejam experimentados no local conforme a necessidade do cliente, além de enviarmos para outras cidades”, explica Angela.

Como a arte é o carro-chefe da AZ, a programação de 2025 está repleta de atrações na capital. “Nossa agenda inicia com a exposição LAMPO, do artista plástico Marcelo Zanini, que será inaugurada em 8 de abril e faz parte do projeto Portas para a Arte, que ocorre paralelamente à 14ª Bienal do Mercosul. Além disso, estamos organizando parcerias com arquitetos locais, que ambientarão as salas principais da loja nos meses de abril, junho, agosto e outubro”.

Em julho, para celebrar os dois anos da unidade de Porto Alegre, a AZ Galeria realizará uma exposição beneficente com diversos artistas convidados. Toda a renda arrecadada será revertida para a Liga Feminina de Combate ao Câncer do RS.

Outra novidade para este ano é a retomada da AZ Galeria Itinerante, iniciativa que visa levar parte da AZ Galeria para outras cidades do estado. A próxima parada será Uruguaiana, em data a ser definida.

Por: Kassiane Michel

Foto: Rodrigo Rodrigues


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Footer

Assine a Revista Acontece Mais e tenha informações atualizadas sobre pessoas e instituições de destaque na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, conteúdos de qualidade, agregando conhecimentos em diversas áreas.